sexta-feira, 26 de junho de 2009

STAR WARS- O IMPÉRIO CONTRA-ATACA






















Em 1977 George Lucas revoluciona o cinema de ficção-científica com Star Wars- Uma Nova Esperança, filme que dá início a uma das maiores sagas cinematográficas e a melhor série já feita para o cinema. Misturando magia, mitologia, história política romana(com um olhar voltado para a questão política contemporânea), visual e lutas samurais misturadas com tecnologia e armas laser´s.






A história da série se passa em uma galáxia muito, muito distante e conta a luta dos cavaleiros Jedi para manter a ordem no universo, depois temos a luta de um grupo rebelde lutando para derrubar um Império totalitário. Além dessas questões políticas temos histórias romanticas, questões religiosas, como é ocaso da FORÇA que é o resultado da energia de todos os seres vivos, além de temas clássicos como a luta entre o bem e o mal( aqui representado pelo lado negro da força).






Aqui vamos falar especificamente do episódio V que é na verdade o segundo filme da trilogia antiga, nessa aventura o "senhor do mal" Darth Vader está atrás do jovem rebelde Luke Skywalker e para pegá-lo ele ataca a base rebelde que está em um planeta "gelado". Ele escapa e também seus amigos e protagonistas da história- princesa Leia e Han Solo. Nesse episódio Luke dá mais um passo para se tornar um cavaleiro Jedi sendo treinado pelo mestre Yoda, outro ponto que é melhor desenvolvido aqui é o romance entre o anti-herói Han Solo e Leia, com seus atritos, irnonias e muita simpatia dos personagens, sem contar as belas interpretações-principalmente do Harrison Ford como Solo. Não posso deixar de mencionar nesse breve texto o primeiro embate entre Luke e Vader, luta bem coreografada, e com uma ambientação fabulosa. É durante essa luta que temos a maior revelação da saga onde Vader diz para Luke que é seu pai!






Com um roteiro fantástico, iluminção e fotografia estremamente bem excutadas temos uma das maiores obras de ficção-científica onde magia, fantasia e tecnologia plastificam em nossa imaginação um imaginário político, mítico e cinamtográfico. Prazer para os olhos e ouvidos, com uma trilha sonora que tem a música da marcha imperial, tema de Vader, só poderia resultar nessa obra prima que fez parte de minha infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário