domingo, 25 de outubro de 2009

ANTICRISTO






No fundo uma música erudita, um tom magistral e grandioso, a cena em preto e branco revela um certo charme, as imagens com detalhes e closes precisos desfilam em câmera lenta, o sexo entre um casal é mostrado de forma sensual e provocante, a criança que dormia próxima a cena de luxúria acorda,caminha rumo ao fatal destino e pula para a morte. Essa é a cena inicial do filme ANTICRISTO de Lars Von Trier.
Com o acidente a mulher passa a ter problemas com a falta e com a culpa que carrega pelo incidente, para solucionar esse problema seu marido resolve viajar com ela para uma cabana no "ÉDEM", que é uma floresta, lá eles passam a interagir com a natureza e com seus conflitos íntimos e psicológicos.
O filme trata da dor, da perda e da culpa, o diretor utiliza-se de um arsenal simbólico que complica a compreensão da obra, mas a deixa com ar de mistério, o inconsciente e a repressão de instintos e sentimentos são levados a superfície da tela com uma fotografia que privilegia o cinza, a tristeza, o tom de desespero da mulher é transformado em loucura e obssessão nos levando de um filme dramático e intimista ao terror sanguinário e nauseante, que não deixa de ser reflexo da mente pertubada de nossos protagonistas.
Com cenas chocantes de mutilação,animais mortos,sangue e sexo bizarro a obra nos remete ao lado obscuro do ser humano,suas angustias,medos,perversões,como podemos ser solidários e mesquinhos ao mesmo tempo, o tom sombrio e fantasioso leva o espectador a momentos de deleite e nojo, mas o resultado é uma película de mensagem profunda e complexa, um filme difícil de digerir e agradar, não é uma obra prima,porém é um esforço estético profundo que resulta em um filme bom, tanto em conteúdo quanto em forma, divide opiniões como tudo que envolve nossos pecados mais íntimos.

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