quarta-feira, 29 de abril de 2009

IRREVERSÍVEL







Um estupro, uma vingança, três vidas mudadas de forma irreversível, essa é a sinopse do filme aqui tratado, simples e sem rodeio, mas não é a objetividade do assunto que disperta o interesse do espectador nessa película, é a forma como a história é contado que nos toca, sensibiliza, arrepia e surpriende.



No filme vemos uma narrativa não convencional, contada de trás para frente, a história é enriquecida com cores fortes, pulsantes, com uma fotografia repleta de tons vermelhos, de tons fortes, que combinam com a inquietação da câmera, com a vertigem de imagens "loucas" e dinâmicas, que nos tonteia, embriaga, enoja e emociona. Há também cores mais alegres, românticas e poéticas que fazem parte dos minutos finais do filme- que na verdade é o início da história!



Irreversível fala da busca de vingança do namorado e do ex-namorado de uma vítima de estupro, nessa busca por "justiça" temos uma explosão de temperamentos, uma pulsação de sentimentos e uma das cenas mais violentas já vista no cinema, a cena onde um homem é morto com um extintor de incendio. Além da cena já comentada há também a do estupro, nua e crua, com uma iluminação que decora as paredes de angústia do espectador e de dor da vítima.



Com um dos finais mais poéticos que eu já vi- que contrasta com a violência e brutalidade da primeira metade da obra- este filme é uma pequena obra prima do cinema fracês dirigido por Gaspar Noé e que tem no elenco Vicent Cassel e a belíssima Monica Bellucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário