quinta-feira, 16 de abril de 2009

literatura de ficção-científica e distopia




A modernidade criou imagens de um futuro ordenado, higienizado, igualitário e feliz; utopias político-sociais, projeções de paraísos terrestres. O desencanto com os progressos científicos e com a organização social e política do século XX levou muitos a pensarem diferente dos românticos de plantão, esse desencanto está presente em alguns clássicos da ficção-científica.


Dentre as obras literárias do gênero ficção-científica temos duas obras fundamentais: Admirável Mundo Novo( 1932) de Aldous Huxley; O Caçador de Andróides( 1968) de Philip K. Dick.


No livro de Huxley temos um futuro estremamente organizado e higienizado controlado pelo condicionamento psicológico e pela determinação genética, nesse adimirável mundo novo descrito pelo autor a sociedade não é mais dividida em classes sociais, mas sim em classes genéticas: Alfa's, Beta's, Gama's e etc. O livro toma impulso e dinamicidade quando entra em cena o "selvagem" John, um homem que não foi concebido dentro de tubos como as pessoas "normais" e que se deleita com leituras proibidas como por exemplo Romeu e Julieta de Shakespeare.


O Caçador de Andróides de Dick faz parte do movimento new wave que tem como algumas de suas características o "indivíduo", as ciencias humanas, existencialismo e crítica social aos moldes da contra cultura dos anos 60 e 70 do século XX. Na obra de Philip é mostrado um planeta arrasado pela radiação, pela sujeira, grande parte dos seres humanos imigraram para outros planetas, ficando aqui os "degenerados", os retardado" e os teimosos que não querem ir embora. A história do livro gira em torno de Rick Deckar, um caçador de recompensas que tem como missão "assassinar" androides rebeldes que fugiram de uma colônia espacial rumo a Terra. Com um ar de filme policial noir o livro trás treflexões existencias sobre a relação homem-máquina, sobre a possibilidade de os andróides terem "alma", sonhos", ou mesmo "amor". Esta obra influenciou o filme Blade Runner.


O Que as duas nerrativas têm em comum? As duas mostram um futuro distópico, o de Huxley é permiado pela falta de liberdade e pelo determinismo biológico, já o de Dick é expressado pelo ambiente pós-apocalíptico, onde a natureza está praticamente morta, grande parte dos animais foram extintos e o sintético, o simulacro do real é que sobrevive. Além disso os dois livros pensam a questão do indivíduo dentro da sociedade, o Admirável Mundo Novo faz isso através da visualização de uma sociedadee totalitária onde não há espaço para o individual, já o Caçador de andróides coloca as aflições individuais e existencias em palta utilizando os androides como metáfora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário