sexta-feira, 3 de abril de 2009

ESTADO- UM MAL NECESSÁRIO

Sonhar com o fim do Estado é interessante, poder imaginar um mundo onde não precisemos mais de poderes constituidos, leis, coerção e impostos é realmente maravilhoso. Mas como seria esse mundo sem o Estado? Realmente não consigo imaginar uma sociedade sem ele, mesmo em uma tribo indígena há hierarquia, chefes, leis e coerção.
Pensar uma organização social sem a participação do Esatdo é de uma infantilidade total. Em todas as épocas e povos sempre houve a presença do poder político ( claro que não incluo o período "pré-histórico"), não existe coesão, identidade e participação em um mundo sem a existência dele.
Falar em sociedade é falar em Estado, eles surgem quase que simutaneamente, infelizmente surge també as desigualdes socias. Dessa forma fica descartada uma possível sociedade anarquista, comunista, ou qualquer outra do gênero, mas não podemos abandonoar o sonho de construir um mundo melhor, menos desigual, corrupto e onde o Estado sirva mais ao bem comum do que aos interesses de alguns. Devemos incluir ainda nesse sonho "possível" a participação popular, já que em nossa democracia é mais teórica do que prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário