terça-feira, 20 de outubro de 2009

MODERNIDADE, POLÍTICA E MUDANÇA

Acordo em uma manhã com chuva, o sono persiste em me perseguir, mas mesmo assim desperto para mais um dia de caminhada sobre esse solo, como na caverna do dragão cumpro minha jornada em busca de um caminho que nunca encontro, talvés não exista tal caminho ou saida dessa realidade. Ano que vem tem eleições novamente e novamente temos propagandas eufóricos, políticos emocionados, promessas de mudanças e muita gente decepcionada com a política.
A modernidade transferiu a fé e a esperança no futuro para a política, criou a idéia de progresso e um futuro rico, igualitário, tecnológico e utópico, na mesma batida veio os "socialismos" e demais sonhadores de plantão, na prática vemos revoluções burguesas como a francesa de 1789 tentando construir um mundo parecido com o sonhado pelos iluministas, ou revoluções socialistas que através da praxis impõe um modelo estatal e burocrático de Estado e organização social. Tanto a utopia capitalista quanto a socialista não deram certo, porém mesmo de forma imperfeita é o capitalismo que triunfou, ele não trouxe as maravilhas que o iluminismo sonhou, porém, conseguiu mudanças significativas na sociedade como é o caso do Estado Democrático de Direito.
Como já havia escrito algumas linhas acima ano que vem tem eleições, será que temos que ser utópicos, socialistas ou iluministas para lutar por mudanças? O fato de colocarmos em dúvida algumas certezas que a modernidade política nos trouxe não quer dizer que não devemos lutar por mudanças, mesmo sabendo que não estamos "necessariamente" caminhado para um mundo perfeito aos moldes do positivismo e demais ideologias progressistas e otimistas podemos perceber transformações significativas no mundo contemporâneo e estas vinheram através de lutas políticas, sejam elas de trabalhadores, de mulheres e outras "minorias" ou partidárias, o que importa é que não abandonemos o sonho de um mundo melhor e continuemos a brigar por ele. Acreditar que há possibilidade de construirmos uma sociedade melhor não é infantilidade, mas ficarmos sonhando com paraísos terrestres e pré-destinados sim.

2 comentários: