sábado, 15 de agosto de 2009

POLÍCIA, QUEM PRECISA DE POLÍCIA?


A instituição policial muitas vezes é vista como um antro de corrupção, além disso seu lado autoritário é bem enfatizado pelas pessoas que tem uma certa aversão em relação a instituição aqui citada, no caso específico brasileiro fica ainda mais evidente esse lado truculento pois os governos da república velha utilizavam da força para se manter no poder e atingir determinados objetivos, o Governo do Estado Novo de Getúlio Vargas usou e abusou da utilização da força. Mais recentemente tivemos um período ditatorial no Brasil onde os militares dirigiram a nação-1964 a 1985- e durante esse período a polícia serviu de apoio as ações repressivas e abusivas do Estado.

Historicamente a polícia teve um papel repressor muito maior do que o de defender os direitos sociais e a dignidade da pessoa humana, mas recentemente vemos uma mudança nesse quadro, agora pintado com cores mais suaves sem deixar de serem vivas, a instituição vem caminhando na direção constituicional e da conjuntura atual que é a de uma polícia ligada a defesa do Estado democrático de diretio, as garantias fundamentais do indivíduo e da sociedade.

Não há como negar, a polícia é uma força repressora do Estado, porém ela deve ser usada em benefício de todos os cidadãos e não para perseguir ideologicamente ou para reprimir as classes mais humildes. O autoritarismo e a violência estão impregnados em nossa cultura nacional, devemos combater essa característica funesta de nossa mentalidade social e ajudar a construir uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, sem utopias baratas ou demagogias políticas de época de campanhas eleitorais. Além do que já foi dito não se deve descartar o papel da educação nessa reformulação social, seja na conscientização política ou numa mudança de mentalidade em relação ao autoritarismo e a violência.

Mudanças são necessárias, uma melhor distribuição de renda, uma educação digna e uma polícia mais humana, porém isso não significa que o Estado tem que dar um tratamento leve a criminalidade, a polícia tem um papel de preservação da ordem social importantíssimo e isso tem que ser respeitado.

2 comentários:

  1. quando se trata de segurança pública se multiplica uma profusão de idéias rasas a respeito do que é direito, do que é violência e do que é liberdade individual/direito coletivo. o fato é que tanto a sociedade quanto os "academicistas" nao conseguem extrapolar a redução simplificadora dos muros que os cercam. a violência é evidente, o jogo dúbio maniqueista bem x mal precisa ser superado por uma reflexão mais refinada e que atenda as demandas de uma sociedade apodrecida, valores apodrecidos. como diria o bom e velho Coronel Kurts :"o horror"

    ResponderExcluir