sábado, 1 de agosto de 2009

TODA FORMA DE PODER





Um trabalhador rural, analfabeto e ingênuo é convencido por seu patrão- que é um deputado e fazendeiro poderoso- a participar de um casamento de fachada com a amante do fazendeiro. O camponês aceita, após um pequeno período a esposa "de mentira" é assassinada junto com um terceiro que se relacionava com ela, este terceiro era um radialista e traficante. Suspeito de ser autor do crime o humilde trabalhador rural passa a ser a figura mais popular de sua cidade. Sassá Mutema- esse é o nome do boia-fria- começa a estudar e acaba se tornando o prefeito municipal de sua cidade. Após um tempo no poder ele se corrompe, se alia aos polítiocos e poderosos que estavam no poder anteriormenente; claro que no final ele volta a ser "um bom homem", pois, aqui estamos falando de uma novela e de seu protagonista.


Essa pequena introdução é para ilustrar o tema que será discutido nesse pequeno texto: o poder. Na novela Salvador da Pátria, exibida em 1989 pela rede Globo, o protagonista se corrompe quando assume o poder político, mas sabemos que não é só o poder político que perverte as pessoas, e sim toda forma de poder.


A maior metáfora sobre a deteriorização moral causada pelo poder é o anel da trilogia cinematográfica Senhor dos Anéis, com essa obra vemos como o anel causa perseguições, mortes, traições, inveja e toda sorte de males decorrente da busca e manutenção do poder. Já existe o ditado:" se queres conhecer como uma pessoa realmente é, dê-lhe o poder", essa máxima popular tem um ponto interessante, o ser que tem determinado poder tem suas ações e suas relações pessoais modificadas, claro que isso varia de indivíduo para indivíduo, é uma questão de personalidade e caráter, mas ninguém fica cem por cento intacto em relação a sedução que o poder trás em suas entranhas.


Seja o domínio econômico, político, social, sexual e etc., não importa a forma, sempre averá uma modificação de caráter, uma corrupção e disputa pelo poder e não há como negá-lo ou acabar com isso, é quase que natural do ser-humana e da sociedade, o que nos resta é confiar no bom senso das pessaoas e na sua idoneidade. Pra terminar vou citar os Engenheiros do Hawaí: toda forma de poder é uma forma de morrer por nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário