sábado, 8 de agosto de 2009

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON


O tempo destroi tudo, essa frase é uma das mais impactantes do cinema e está inserida no frenético e vertiginoso filme Irreversível, o tempo é uma das principais barreiras que o ser humano tenta derrubar durante sua existência, seja através da criação da "vida após a morte" ou de histórias fantásticas onde os homens não morrem, um exemplo disso é o filme HIGHLANDER, onde guerreiros imortais lutam durante séculos na busca de um "prêmio", só que curiosamente um dos elementos desse prêmio é a mortalidade, é a destruição natural pelo tempo.

Um relojoeiro cego tem seu filho morto durante a guerra, com isso ele resolve fazer um relógio onde os ponteiros giram no sentido contrário, através desse seu invento ele pretende que o tempo volte e consequentemente as pessoas que morreram na guerra voltem vivas para casa-inclusive seu filho-, essa pequena história é contada por uma mulher idoso em um leito de hospital para sua filha que logo após irá ler um diário e ai temos o início da história de Benjamin Button. Esse filme mistura surrealismo, magia e drama, é um mergulho na alma humana e nos seus anseios, medos e por que não, um dedo na maior ferida da existência humana: o tempo.

Benjamin é uma criança que nasce com mais de 80 anos e rejuvenesce com o passar do tempo, ou seja, ele segue a metáfora da história do relojoeiro cego, vai na contramão, começa sua vida velho e caquético e caminha rumo a juventude, infância e... Bem, é melhor continuarmos, filho de um milhonário dono de uma industria de botões ele é abandonado por causa de sua aparência "monstruosa" e acaba sendo criado em um abrigo para idosos por Queenie- sua mãe adotiva. A partir do momento que o protagonista vai ficando mais jovem ele começa a sair de casa e descobrir o mundo, a bebida, amigos, mulheres e o trabalho em um barco, trabalho ese que fará com Benjamin conheça vários países e até se envolva com uma mulher casada na rússia. Apesar de conhecer vários lugares pelo planeta é ainda no abrigo onde morava que Button irá conhecer o maior amor de sua vida-Daisy - uma menina de 6 anos que com o desenrolar da história irá envelhecer a medida que o Benjamin rejuvenesce chegando ao ponto de terem a mesma idade.

O filme é um verdadeiro deleite visual com uma maquiagem fantástica, com uma fotografia explendida, detalhes para alguns "por do sol" que são belíssimos, mas é no roteiro e na história que mora o principal motivo de elogios para essa obra, pois ela mostra de forma surreal e metafórica a luta humano contra o tempo,só que aqui vista de um outro ângulo, não é a velhice mas sim a juventude que é temida, pois ela levará a morte, levará a esse fim determinado pela natureza e que dá um tom de tragédia grega a nossa vivência na terra. A existência é realmente um fardo pesado, mas se livrar desse fardo é um peso que não resistimos, por isso sempre enventamos desculpas para fugirmos da morte, mas é um fim indiscutível. O tempo destroi tudo e Benjamin Button sabe muito bem disso.

2 comentários:

  1. Assisti esse filme e achei muito bom, mesmo! Coloquei até a minha mãe de 86 anos para assistir! Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostei muito dele, estou precisando é rever esse filme, o que eu mais goto nele Araimitan é que mesmo indo na contramão no final a morte o espera, avida dele é tão itensa e angustiante quanto anossa.E sua mãe gostou? Grande abraço.

    ResponderExcluir