terça-feira, 9 de novembro de 2010

TRAIÇÃO

Domingo é um dia que me inspira preguiça, psicologicamente sou jogado em uma arena onde luto com a energia, disposição e aventura, mas quem ganha é o marasmo, a monotonia e falta de coragem, sou taragado pela inércia, pela falta de espectativa, domingo é um dia propício a procurar visitar amigos, familiares, de preferência no horário do almoço, sim eu sou um pouco folgado, mas são poucas as vezes que faço isso, saí de casa e fui almoçar sem ser convidado na casa de uma amiga, ela não estava, mas eu sabia que ela poderia estar na casa de uma amiga nossa, fui para lá, chegando lá fiquei para o almoço, o namorado da dona da casa chega, é meu amigo também, conversamos, de cinema a infância dos anos oitenta passando por assuntos como violência, cultura, concursos públicos, tudo é motivo de análise e compreensão. O assunto não para, comemos e continuamos a conversa, como o domingo ficou dinâmico, nem acreditava, no meio do vasto repertório de nossa conversa veio a tona a questão da traição, tão falado em programas vespertinos de baixo nível, novelas , filmes , literatura, cinema, é um dos principais temas da humanidade, além de delicado para alguns. A traição passa por diversos prismas, sexual, amoroso, amizade, a confiança ou perda dela, mas o que mais me chamou a atenção foi o "estudo" de casos concretos onde a pessoa traída sabe de tudo , mas mesmo assim continua com o parceiro ou parceira, o que leva uma pessoa a continuar com o outra mesmo sendo traído ou traída?

A traição parece ser algo relativo, tem gente que não vê com indignação o fato do parceiro ficar com outra pessoa, a uma separação do sexual e do amoroso nesses casos, porém pode haver um envolvimento amoroso e ai está o problema, tem gente que não liga,por fraqueza, dependência, ou amor demais, talvés tudo junto em um mesmo complexo, a sociedade condena a traição, tem pessoas que convivem bem com ela e são até felizes, algumas se humilham, há quem chega a ser trocado por outra pessoa e não consegue esquecer o amodo ou amada e acaba propondo ser amante do ex, pode parecer humilhação, mas para algumas pessoas isso é normal, elas não consegue se desfazer do outro.

A traição pode ser apenas sexual, pode também passar por um prisma amoroso, nesse caso corre-se o risco do fim do relacionamento, já que o traidor está amando seu amante, em todo caso não é fácil lidar com isso, essa questão pode piorar quando no envolvimento há a questão da amizade, pessoas muito próximas, o problema aqui não está na condenação da sociedade, mas sim na questão da felicidade, se isso traz tristeza e dor para a pessoa é um problema, se não, tenta-se de conviver com o julgamento social, cada um vive como quer e escolhe. Dentro dos casos concretos comentados havia o de um homem que não abandonava sua esposa mesmo sabendo que ela o traia, ele chegou ao ponto de romper com a família por causa dela, havia o caso da moça que queria ser amante do ex que a traiu e a abandonou, ela havia traído o namorado com outro e comentava tudo com esse ex, com quem ela queria manter um relaxcionamento mesmo sabendo que ele estava namorando outra. Todos os casos revelam uma faceta diferente e uma forma de se relacionar com a traição.

Falando em um assunto como essse me pergunto, será a religião conservadora e arcaica por defender a fidelidade? Bem, eu não sou religioso, sou ateu, quem me conhece sabe de meus posicionamentos frente ao divino, mágico e transcendental, porém sou contra a traição em um relaciomento onde ambos queiram construir uma vida juntos, não vou ser hipócrita, já trai e fui traido, a vida é assim, não me arrependo do que fiz, tenho consciência de meus erros e soube a hora certa de pular fora do relacionamento onde eu via que eu não era respeitado, não vou dar lições de moral, falar que é coisa do demônio ou que as pessoas que traem são erradas, cada um tem consciência do que é certo ou errado, o próprio indivíduo é quem deve se julgar, as pessoas são livres para viver como queiram, eu escolhi viver da forma que eu descrevo aqui nesse blog, alguns acham isso conservadorismo, outros apoiam, o importante é que sempre estamos a procura da felicidade, mesmo sabendo que nunca seremos felizes, no máximo estaremos felizes por alguns instantes, pois a felicidade é passageira assim como a tristeza, a dor e a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário