segunda-feira, 1 de novembro de 2010

COMPREENSÃO

A compreensão é uma palavra muito usada pelos estudiosos da área de humanas, tentar chegar perto da motivação de um ato, de uma pessoa é um passo para podermos entender e interpretar situações, vidas, atitudes, nosso cotidiano é feito de interpretações, o mundo é um contexto, todo contexto é lido como um texto, analisado e interpretado, somente interpretando podemos "tentar" compreender as ações humanas, viver é interpretar, compreender, isso se dá através da consciência, ela nos mostra o mundo, a nossa relação com o mundo nos faz tomar ciência dele, interpretamos, analisamos, criamos, sonhamos, imaginamos, a realidade existe enquanto mundo imaginado.

A arte é um dos caminho mais interessantes para a compreensão do humano, a filosofia, e a ciência tem um valor inestimável nesse processo, porém é a arte que nos proporciona uma visão mais ampla, bela, profunda, com uma interpretação mais livre, mais subjetiva, ela é um caminho para o conhecimento através do entretenimento, estética, interpretação do que há de mais profundo no ser humano, suas angustias, sonhos, aventuras, pesadelos, horror, amor, dor, beleza, ela é o universo preso em um corpo, um movimento de contemplação. A arte é a forma mais eficaz de compreensão, ela nos dá uma visão menos didática, menos amarrada a teorias ou presa a "escolas".

Viver e não interpretar o mundo, as pessoas e suas motivações não é viver, passar por esse mundo sem duvidar, refletir e compreender é ser um vegetal com pernas, sou uma dúvida ambulante, tenho como principal problema minha própria existência, meu existir, viver, meu caminhar nessa terra é objeto de minhas angustias, geralmente sem respostas, minha convivência com as outras pessoas me leva a necessidade de compreendê-las, vejo uma nuvem em meus olhos, quero retirá-la, quero chegar o mais próximo possível da psicologia desses seres que passeiam pelo planeta, interpretar esse texto chamado vida é um milagre sem deus, tenho curiosidade, entender o que se passa nas intenções de um traficante, de um militante político, de uma mulher traída, de um homem sem lar, uma pessoa que fica bisbilhotando o orkut de seu ex depois que terminam, entender a raiva de crianças, os motivos de revoluções, isso é um processo, uma atitude de se desprender de preconceitos e mergulhar nas inteções de todos esses humanos, um esforço, uma ação rumo ao entendimento, ao consenso, uma vida com menos conflito, com mais diálogo, interpretar e entender o outro é uma atitude não só teórica, mas também prática de convivência, sem compreensão só nos resta a barbárie da ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário