sábado, 12 de dezembro de 2009

LIBERDADE E ÉTICA DA RESPONSABILIDADE

O que a vida fez de você? Com essa pergunta parece que somos produtos da vida, joguetes na mão do destino, esse emaranhado de fios traçados por deusas e que regem nossas medíocres vidas, como robôs somos programados pelos determinismos do universo. Isso facilita muita coisa, numa ética da responsabilidade fica confortável culpar a vida pelos nossos atos e por nossas desgraças, sentados na arquibancada olhamos o jogo e seu resultado sem interferirmos nele, assim muitas pessoas tem o prazer de serem vítimas do destino, da vida ou dos desígnos divinos.
O que você fez com a sua vida? Agora jogamos toda responsabilidade em suas mãos, ser com desejos, esperanças,cobiças,ação e, a cima de tudo, LIBERDADE, palavra pesada e que ganha força com o iluminismo e seus desdobramentos liberais, socialistas e existencialistas. É duro ser responsável pelos próprios atos, ter que responder pelas suas ações nesse mundo louco, essa tal liberdade onde você é livre para escolher joga essa bomba em nossas mãos, não somos obrigados a tomar decisões, podemos escolher, somos livres, isso nos dá uma ética da responsabilidade onde somos os responsáveis pelo nosso destino.
A liberdade é angustiante, saber que posso escolher entre A e B me deixa ansioso e com medo, medo de errar na escollha, de me arrepender, ou aflito por ter que escolher entre duas possibilidades sendo que quero as duas, mas não posso as ter, a não ser que escolha apenas uma, o fato de ser livre para escolher me angustia, isso é fato. Mas se o simples fato de ser livre para escolher é angustiante, imagine agora com a agravante de termos de nos responsabilizarmos pelas nossas escolhas.
Não vamos ser radicais, sabemos que mesmo sendo livres temos limitações, a vida é feita não só por nossas escolhas individuais, mas por todas as escolhas, isso acaba limitando nossa ação, mas não determinando-a, ainda somos livres, mas dentro de determinas situações, conjunturas ou condições de existência como dizem os filósofos.
A vida nos atropela, mas levantamos e tomamos nosso caminho dentro de nossas possibilidades, "Não interessa tanto o que a vida fez com você, interessa mais o que você faz com o que a vida fez com você" ; essa frase de Jean Paul Sartre é ilustrativa sobre o tema aqui tratado, ela nos mostra a nossa responsabilidade em nossas decisões e que não somos determinados pela vida, por luta de classes ou decisões divinas, somos sim- e obviamente- inflenciados pela vida- economia,política, religião, outras pessoas-, mas isso não tira nossa liberdade de escolha e nossa responsabilidade. Sei que estou tirando seu prazer mazoquista de ser vítima da vida, mas estou lhe mostrando como ser dono, ou dona de seu destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário