sábado, 16 de maio de 2009

o fim da esquerda no Brasil


Com a Revolução Francesa vemos surgir os modernos partidos políticos e juntamente com esse processo é formada as tendências ideológicas de "direita"- conservadora- e "esquerda"-radical. No século XX, principalmente durante a guerra fria, a denominação direita e esquerda correspondia respectivamente a posições capitalistas e socialistas, onde conservador era aquele que apoiava não só o regime liberal como também o sistema capitalista e radical queria abolir o sistema do capital e de luta de classes.

Com a crise do marxismo enquanto teoria política e científica e do socialismo enquanto sistema socio-político e econômico veio também a dificuldade em caracterizar e identificar os partidos de "esquerda". Um exemplo claro disso é o caso do Brasil, em nosso país depois da vitória do maior partido de esquerda vimos que ele tomou medidas próprias dos partidos liberais, além das medidas práticas no campo sicial e econômico houve mudanças no próprio discurso.

A conclusão que chegamos é que não existe esquerda ou direita, mas sim situação e oposição, quem está no poder e quem está fora dele, discursos mudam a medida que mudam as conjunturas e alianças, sonhos com um mundo comunista são apenas sonhos em um mundo onde a realidade é capitalista, propostas revolucionárias dão espaço a prostas reformistas de caráter social-democrata.Assim caminha a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário