quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SOLIDÃO PÓS-MODERNA E O VIRTUAL


Preguiça, não consigo dormir, mesmo a chuva que cai sem frescura não me leva ao sono, não me atrai para o mundo onírico. Ainda não anoiteceu, a tarde sem sol cobre esse meu dia, iludi minha percepção, hoje não saí para trabalhar, essas tais de férias são fanfarronas, me faz ficar quieto, não sou adepto do silêncio, apenas fico quieto. Levanto, caminho, ninguém para conversar, a tarde segue firme seu destino, o meu está mal traçado, ainda tenho que pensá-lo.
Computador, ligo o computador, escrevo coisas sem nexo, olho recados, ouço música, a tarde ainda brilha sem sol, o tempo nublado com calor, esse é meu dia encantado. A internet é uma realidade que não fazia parte da minha vida na minha infância e adolescência, não tinha computador, muito menos internet é óbvio, mas tinha televisão, livros e amigos, poucos, mas tinha. Hoje não precisamos mais de televisão, livros e amigos, calma eu vou explicar...Não necessitamos deles para sairmos do marasmo da solidão, vamos continuar lendo livros, as vezes assistindo televisão, os amigos não irão se perder, a internet ocupou um pouco o espaço dessas pessoas e dos instrumentos de entretenimento, educação e leitura, hoje temos o mundo virtual.
A solidão no mundo pós-moderno é diferente, é uma solidão onde não se está solitário, você pode estar sozinho “fisicamente” e junto virtualmente de outras pessoas, temos filmes, blog’s, sites, várias redes sócias e amigos no mundo virtual, na matrix. Isso não é o bastante para se ter uma vida sociável, nunca vamos retirar as pessoas  “físicas” de nossas vidas fora da internet, da mesma forma nunca vamos deixar de ler livros fora da tela do computador. A internet é uma realidade, está ai, não há como fugir, hoje não fazemos parte do “mundo” fora dela, parece um pouco forçado a afirmação anterior, ela é  reflexo da importância que a rede virtual tem em nossa época, em nossa sociedade.
A chuva parou, o calor continua, ouço o latido dos cachorros de minha mãe, ouço pessoas trabalhando na construção do outro lado da rua, eu continua sozinho em meu quarto olhando para a tela do computador, minha vida pequeno burguesa passa diante dos meus olhos, escrevo a miséria de minha existência sem sentido e sem valor nessas loucas e breves linhas, compartilho com vocês minha percepção sem nexo, sem noção sobre esse caótico caminhar sobre a terra. Ser solitário nessa vida é ser uma pessoa ligada a outras no cibernético mundo. Mesmo a solidão sendo passageira, durando apenas uma tarde chuvosa, ela existe, penetra em meus poros e evapora pela minha imaginação, enquanto os outros habitantes dessa casa não chegam continuo mergulhado na rede, continuo plugado a essa atmosfera virtual.

3 comentários:

  1. Passei aqui para fazer uma visita.
    Visite o meu blog também!
    O link está em meu perfil.
    Visito todos que me visitam,
    é só me visitar e deixar um link
    em comentários.

    ResponderExcluir
  2. O que alguns chamam de 'estar junto virtual' é a nova realidade de nossa convivência social. A máquina e suas funções agregadas, realmente suprem muito das ausências e até reforçam algumas presenças em nossas vidas, entretanto, é preciso pensar em como essas coisas podem nos encarceirar, principalmente nós seres solítários e instáveis! Humanindade...

    ResponderExcluir