domingo, 13 de setembro de 2009

LADY VINGANÇA





Como uma pessoa pessoa má pode ser tão boa, ou como uma pessoa tão boa poder ser tão má? O bem e o mal caminham lado a lado na alma humana, são duas faces da mesma moeda. Dentro dessa perspectiva podemos compreender melhor o papel da vingança nos seres humanos. Não existe ninguém que nunca quis se vingar de alguém, porém poucos tiveram essa atitude.


No cinema são inumeras as obras que tratam do tema vingança, muitas são apenas passa tempo sem nenhuma qualidade artística, outras são verdadeiras obras primas como é o caso da dança da morte que é o filme ERA UMA VEZ NO OESTE do mestre Sergio leone, mais recentemente temos os filmes do magistral Clint Eastwood- SOBRE MENINOS E LOBOS- e é claro a eclética e violenta aventura da noiva em KIL BIL do Tarantino. O filme Lady Vingança também mostra a questão da vingança, com uma narrativa não linear o diretor Park Chan-Wook leva as telas a história de uma mulher que ficou presa por 13 anos por um crime que não cometeu e que ao sair da prisão procura se vingar do verdadeiro criminoso que raptou e assassinou uma criança. Nessa película é colocada de forma dinâmica e bem roterizada a busca de uma mulher por justiça, mesmo que seja pelas próprias mãos, além disso, vemos também a busca por uma vida perdida, por uma filha perdida no passado, o presente é marcado por rancor, raiva e esperança em se colocar o trem da vida de novo nos trilhos.


Com um plano em mente e com a ajuda de colegas que conheceu na prisão Geum-ja procura dar uma razão para sua caminhada na terra, o mal e o bem são diluídos dentro de seu caráter, o que vemos é apenas um ser humano capaz de cometer atrocidades em busca de paz para seus anseios e para sua dor. Destaque para a bela fotografia e pelas cenas de violência bem feitas e representativas, pois não são apenas cenas gratuitas, mas são o êxtase no qual culmina a procura por vingança da protagonista. Mais um bom filme coreano, mais uma obra que reflete de forma bonita e profunda o ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário