terça-feira, 31 de março de 2009

SINAL FECHADO

O mundo moderno tem como uma de suas características a rapidez e dinamicidade, junto com esses ingredientes temos o maior aproveitamneto possível do tempo para a produção de valores , ou melhor dizendo, de capitais. Tempo é dinheiro.
No meio desse turbilhão os indvíduos perdem certos laços de sociabilidade deviddo a agendas cheias, falta de tempo. A correria do dia a dia nos afasta um pouco do convívio dos amigos, família, ás veses não sobra tempo para nós mesmo!
A música sinal fechado do magistral Pulinho da viola nos mostra uma situação do cotidiano, uma metáfora do que foi dito nos parágrafos anteriores desse texto. A letra da referida música é um diálogo entre dois amigos que a muito tempo não se viam e acabam se encontrando em "um sinal fechado". Eles aproveitam os poucos segundos que tem e se cumprimentam, trocam rápidas informações sobre suas vidas e tentam marcar um encontro para colocarem "a conversa em dia". A melodia do violão nos leva a angústia de quem tem pouco tempo para falar, é como se a qualquer momento fosse abrir o sinal do semáforo.
Os versos bem elaborados e sintonizados com a música refletem a falta de tempo para o lazer, além de colocarem a perspectiva capitalista de busca de sucesso em seus respectivos empregos, como é bem explicitado no seguinte trecho:
"Olá, como vai?
Eu vou indo, e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo correndo
Pegar meu lugar no futuro. E você?"
Pegar meu lugar no futuro, esse pequeno pedaço do texto já revela a tônica de nossos dias, o objetivo que movem essas engrnagens humanas no mundo capitalista. Paulinho deixa para a MPB uma das maiores pérolas já feitas no campo musical, não é atoa que até o mestre Chico Buarque a regravou.

Abaixo vai o link para vc ouvir a música no you tube:
http://www.youtube.com/watch?v=IEUPH1A7YkM&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário