sexta-feira, 4 de março de 2016

DEPOIMENTO DE LULA, FALTA DE ORGASMO POLÍTICO E A LIBIDO DEMOCRÁTICA. .



Hoje o dia amanheceu com fanfarras, foguetes, algazarra, balburdia midiática, pessoas atônitas, pessoas em êxtase, cheguei a me lembrar de Guilherme Arantes e sua brega canção. Hoje um furacão jornalístico nos varreu com a notícia bombástica da ação coercitiva que levou Lula, nosso ex presidente, a prestar declarações à polícia federal. Mas o que isso nos diz? De um lado ouço o coração quebrado e as vozes chorosas dos partidários do PT, vozes meio rancorosas que colocam a culpa no conservadorismo, na mídia burguesa, no ódio classista. A defesa ao presidente Lula é ferrenha, lágrimas, gritos e muita paixão. De outro lado ouço vozes roucas, gritantes, uma direita conservadora que teme projetos social democratas, que tem pretensões políticas, muitos ligados ao PSDB, muita paixão corre pelas veias desses aguerridos guerreiros da justiça. No meio disso tudo uma meia dúzia de pessoas indignadas com a corrupção, não partidárias, não rancorosas com a direita ou odiosas com esquerda.

Difícil não se indignar com a corrupção, ela sempre existiu em nossa história republicana, não foi inventada pelo PT, mas foi com os governos petista que, axiologicamente, se valorou mais os escândalos de corrupção, isso não diz que a corrupção petista é melhor ou pior do que tucana, ou outro qualquer, apenas que num determinado momento histórico se deu mais ênfase sobre as denúncias de corrupção, e isso tem seu lado positivo, mostra que a democracia vem desempenhando um de seus atributos, mas é somente isso? Sabemos que há um jogo político por traz disso também, há interesses partidários, econômicos e , além disso, uma cultura ante esquerda de alguns grupos reacionários, porém, também contribui com isso as provas e condenações de algumas pessoas ligadas ao partido dos trabalhadores.

Um show pirotécnico, uma lona, picadeiro, luz, câmera, ação, uma explosão de mil megatons, Lula é notícia, odiado, celebrado, xingado, idolatrado, uma contraditória dança macabra em torno dessa entidade, isso me lembra o “Fora Collor”, outro show da democracia, caras pintadas, juventude transviada e politicamente revoltada, uma guerra justa, democrática e cívica contra o dragão da maldade. O que mudou com todo o alvoroço em torno de Collor, e sua consequente cassação? Quase nada, os corruptos continuaram, alguns bodes expiatórios caíram, bois de piranha, Collor voltou à ativa, se aliou a inimigos, mensalões tucanos, pemedebistas, cachoeiras de corrupção em Goiás, merendas sendo fraudadas e furtadas em São Paulo, desvios do governo federal petista. Luz, câmera, show, apenas fogo de palha, depois da fumaça tudo volta ao normal.

Difícil defender o PT depois de tantas provas e condenações, difícil defender partidos que são contra o PT depois de tantas provas de corrupção, difícil cair no apaixonado grito contra a esquerda ou no doloroso choro contra a fascista classe burguesa, porém, temos que mudar, lutar e sair desse lamaçal no qual estamos atolados e conspurcados.

Sem mudanças no jogo eleitoral, na participação popular, democracia direta, sem mudança de mentalidade e luta política, não mudaremos o quadro de corrupção, se apenas atacarmos pessoas e partidos não sairemos do lugar, temos que mudar estruturas, temos que estar na arena das decisões, fiscalizar, opinar e não apenas seguir, como ovelhas, pastores partidários, midiáticos ou rancorosos que querem jogar pedra na esquerda, direita ou outra denominação que assuma o governo. Não podemos transformar nossa indignação com a atual conjuntura em palanque político ou ofensas gratuitas, brigas sem sentido, temos que transformar isso em combustível de lutas mais holísticas, em emancipações do controle classista, político partidário e da indústria cultural, ou mudamos isso ou ficaremos presos nessa luta de galos sanguinolenta que só dá lucro para os parasitas que sugam nosso labor, esperança e amor.

É broxante ver tanta potência de existir desperdiçada em ataques caninos, intolerantes e sem reflexão, seria muito mais excitante nos unirmos contra a corrupção de todos os partidos, contra toda manipulação midiática, contra todo abuso econômico, mas sem cair na pieguice de defender X ou Y, acusados e comprovados em ações imorais, ilegais e nada democráticas. Por uma política com mais participação popular e menos burocracia partidária, eis o orgasmo democrático fluindo, eis a libido popular tomando os caminhos racionais sem negar seus afetos e sem afetar sua dignidade.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  2. Só não pontuou a postura antidemocrática do Lula... que para se defender questionou toda as instituições estando acima delas... algo muito comum entre ditadores sul americanos, um personalismo acima das instituições democráticas... um discurso de perseguismo político que não condiz com todo um processo investigativo e uma delação de seu líder político no senado a pouco tempo.... penso que Collor foi a primeira cabeça de um dragao cortada de onde renasceram várias cabeças... a corrupção não nasceu com Lula ou com o PT... mas a aceitação mórbida dela é um decreto de uma falência total. Prender o Lula caso seja comprovada sua culpa, é uma chama de esperança democrática. O que estamos vivendo não é um anti-petisco mas um grito desesperado de chega de corrupção. De um coronelismo político ideológico. Particularmente não vejo que o psdb seja a solução para o país, não mesmo. Creio que a politização do povo seja. Um alerta a todos políticos que o tempo de não punição está acabando. Parabéns pelo texto meu jovem. Muito lúcido.

    ResponderExcluir

  3. Só não pontuou a postura antidemocrática do Lula... que para se defender questionou toda as instituições estando acima delas... algo muito comum entre ditadores sul americanos, um personalismo acima das instituições democráticas... um discurso de perseguismo político que não condiz com todo um processo investigativo e uma delação de seu líder político no senado a pouco tempo.... penso que Collor foi a primeira cabeça de um dragao cortada de onde renasceram várias cabeças... a corrupção não nasceu com Lula ou com o PT... mas a aceitação mórbida dela é um decreto de uma falência total. Prender o Lula caso seja comprovada sua culpa, é uma chama de esperança democrática. O que estamos vivendo não é um anti-petisco mas um grito desesperado de chega de corrupção. De um coronelismo político ideológico. Particularmente não vejo que o psdb seja a solução para o país, não mesmo. Creio que a politização do povo seja. Um alerta a todos políticos que o tempo de não punição está acabando. Parabéns pelo texto meu jovem. Muito lúcido.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela participação em nosso programa Diogão!

    ResponderExcluir