quarta-feira, 16 de março de 2016

O CHORO DA ESQUERDA PETISTA



Como no filme A ÁRVORE DA VIDA começo esse texto pela morte, a morte dolorida, sofrida de um filho, a morte de um sonho, o sonho da esquerda partidária, como no filme faço um salto surreal com ar de ficção-científica e com trilha religiosa, sacro é o pensar, duvidar é demoníaco, pode derrubar os pilares que sustentam o mundo, explode, luz, o mundo surge, gênese, aqui começa o ambiente, o palco das tragédias, dos suspiros, do nascimento e morte dessa esquerda partidária.
Leituras literárias, miseráveis, ladrões de pães, prostituas com filhas, a miséria humana, a fome e a volta romântica por cima, leituras políticas, marxismos, histórias de revoluções, escravismos, entre Dom Quixote e Machado vejo filmes, pobres sendo explorados, me emociono com um homem carregando um carrinho e sendo lambido pela ferina e cancerígena luz solar, o calor faz seu corpo transpirar, meus olhos transpiram, a lágrima quente não cai, é a lágrima que molha os sonhos melancólicos do socialismo.
Gênese, dinossauros, aurora do homem, tacapes, lutas de classes, revolução industrial, a razão instrumental, pasta dental, dentes afiados, sujos de sangue, carne humana, fadiga ao pensar, a esquerda é contestação do simplesmente dado, constatado, mas apodrece e vira essa marionete do capital, corrupta como sua antagonista liberal.
O muro de Berlim caiu, os sonhos desmoronaram, depois de 1989 fica difícil acreditar na utopia burocrática e guerrilhas, como a cubana, de partidos autoritários e revolucionários, como os bolcheviques. A revolução de 1917 e seus filhos satânicos nos mostraram que os extremos violentos guiados por burocratas partidários são tão monstrengos quanto os nazistas e empresários liberais, hoje só restou a reforma, a social democracia, essa aberração que joga o jogo da burguesia e participa de eleições, vende sua bandeira ao banqueiro, ao empreiteiro, o partido deixou de ser revolucionário e passou a ser eleitoral.
O choro toma conta dos últimos românticos, a esquerda no Brasil chora pelo filho morto, choro dolorido e sofrido, como o do começo do texto, o PT se mostrou tão corrupto como seus pares de direito, PSDB e CIA. E agora, sem partidos revolucionários, sem guerrilhas americanas, sem social democracia petista, e agora?
O capitalismo já mostrou que não abrirá as portas do paraíso, não há socialização dos bens produzido, o domínio é do capital, a exploração é seguida pela dominação, a esquerda foi seduzida pelo reformismo, a social democracia é um capitalismo liberal maquiado de socialismo, só restou o choro de pais sem filhos e estéreis, pois não podem mais gerar bolcheviques, petistas ou coisas do tipo, mas como conviver com essa adoção indesejável que é o capitalismo?
Dinossauros caminham sobre a terra, de repente...Milhares de anos se passam e somos dinossauros que ainda acreditam em partidos políticos, pessoas brigam por que um partido é corrupto, se esquecem que todos são, tem ódio a um partido, se esquecem que todos os partidos são estruturas burocráticos sem vínculos com os anseios populares, mas o que fazer com o vazio deixado pelo PT?
Não consigo acreditar em uma esquerda violenta, partidária ou social democrata, não vejo futuro no sangue que jorra de tiros, ou de votos dados a grupos financiados por bancos, só consigo ver um futuro menos tenebroso na participação popular, dos trabalhadores, explorados, negros, mulheres, homossexuais, homens sem machismos assumirem o poder e torna-lo mais democrático, mais fluido, menos robotizado, mais erotizado, mais humano. Fora PT, fora PSDB, fora PMDB, fora banqueiros, empresários, fora estupro, racismo e desmatamento, e entre a libido, a socialização dos bens produzidos e as decisões tomadas em conjunto, que todos sejam autônomos e se auto administrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário