quinta-feira, 3 de março de 2011

JUSTA OU INJUSTA A PREMIAÇÃO DO FILME "O DISCURSO DO REI" NO OSCAR?


O Oscar é um evento que nos remete ao glamour do cinema estadunidense, é um evento onde o tom de festa está acima do de festival, parece que a intenção de mostrar as grandes produções do cinemão pipoca é mais enfática do que a proposta de se debater, analisar e provocar um olhar mais amplo sobre a produção cinematográfica. É público e notório que a festa do Oscar fez algumas injustiças premiando filmes “fracos” em detrimento de obras primas, veja o caso de CIDADÃO KANE por exemplo. Mas será que essa festa é feitas apenas disso, de injustiças?
Às vezes fico contrariado com a forma que a academia premia seus filmes, nunca consegui aceitar a premiação de um filme tão fraco e superficial como ROCKY com o astro Sylvester Stallone, porém temos que admitir que muitas vezes nossa irritação e descontentamento estão ligados a nossa subjetividade, ao chamado “gosto pessoal”, é complicado  falar mal de uma premiação quando está em jogo o olhar de cada um sobre a obra, poderíamos perguntar então até que ponto o gosto pessoal poderia determinar se um filme merece ou não ganhar um prêmio, como resposta eu arriscaria dizer que temos que ir além desse olhar e termos critérios do que seria um bom roteiro, uma boa fotografia, um filme inovador etc, porém isso não estaria desvinculado de nosso olhar pessoal.
Polêmicas são inevitáveis quando há disputas, paixões, torcidas, nosso gosto pessoal e o que achamos que é mais sofisticado ou apenas melhor, tudo vai levar a certos descontentamentos com o resultado de uma votação, no caso aqui em questão a premiação do Oscar. Esse texto veio em razão da última festa do Oscar onde o filme O DISCURSO DO REI saiu com o prêmio de melhor filme, muitos criticaram dizendo que eram um filme medíocre, outros falando que era panfletário, propaganda da monarquia britânica, ou ao contrário, que era uma desmoralização ou diminuição da imagem da Inglaterra durante a guerra, li até o termo fascista como adjetivo para a película. Será que esse filme é tão ruim assim ou tão medíocre ao ponto de ser uma aberração sua premiação no Oscar?
Mais acima eu coloquei minha frustração com a não premiação de CIDADÃO KANE e minha decepção com a premiação do mediano ROCKY, isso é engraçado, pois agora venho defender um filme ganhador do Oscar, não achei o filme medíocre, fascista ou piegas, O DISCURSO DO REI é um drama bem montado, sem ser lacrimogêneo como o romance TITANIC, ou apenas uma narrativa trivial como o outro concorrente, O VENCEDOR. Para sair desse ambiente “água com açúcar” o diretor  Tom Hooper não caiu na armadilha de transformar seu filme em um discurso técnico sem coração ou emoção, como é o caso do endeusado A REDE SOCIAL, que tem uma bela montagem, um personagem vibrante, mas peca pela falta total de emoção ou carisma, é uma matemática artística. O filme que nos mostra a dificuldade do rei George VI em discursar e falar em público devido a sua gagueira é interessante, sua amizade com um médico “prático” para se curar é uma bela, e não piegas, imagem do poder da amizade. Belíssima fotografia, que nos enche os olhos, uma história interessante e com personagens e atores a altura com interpretações bem colocadas, tanto Colin Firth interpretando o rei gago como Geoffrey Rush estão ótimos.
Temos que ser justos, o filme tem suas limitações, erra ao distorcer certos fatos históricos, tenta amenizar o anti-semitismo dos membros da família real inglesa, apesar de mostrar o entusiasmo de um deles com Hitler. Apesar dos seus problemas ainda vejo O DISCURSO DO REI como uma boa obra de arte, um filme instigante com uma boa história e um interessante roteiro, ele não inova ou revoluciona, é mais um filme  com a velha fórmula America com certo charme britânico, mas faz bem, não decepciona. Quanto as críticas a sua premiação penso que havia outros bons filme e que se tivessem ganhado não seria uma injustiça, filmes como A ORIGEM e BRAVURA INDÔMITA mereceriam também. O fato desses outros filmes de qualidade não terem ganhado o prêmio não  quer dizer que O DISCUROS DO REI seja ruim. Fica ai mais um texto para encher a fogueira da polêmica de lenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário