terça-feira, 3 de novembro de 2009

Se Deus está morto foda-se a moral e a ética?

Se Deus está morto tudo é permitido?Começar um texto com uma pergunta me lembra redação escolar, é sempre mais fácil fazer uma dissertação iniciando com uma perguntinha, no caso desse texto tenho que dizer que a idéia de escrevê-lo teve sua origem com essa frase, daí o sentido de começar com ela.
Um ponto interessante a ser colocado nessas confusas e duvidosas linhas é a relação entre moral,ética e religião, a idéia que se tem é a da origem de tudo pela religião, ou pela entidade divina ou superior, com isso vemos também a relação entre Bem e MAL, DEUS E O DIABO e por ai vai.Dentro dessa perspectiva a moral e o conceito de ética estariam atrelados a existência de uma força divina, essa força ou ser( aqui será tratada apenas como DEUS) é a responsável por nossos códigos e LEIS morais. Concordando com essa idéia estaremos tirando a historicidade das construções socio-culturais que chamamos de moral e ética, conceitos ligados a tradição de um povo e a uma cultura filosófica.
Independente de se acreditar ou não em Deus o que proponho aqui é pensarmos a moral e a ética como sendo elaborações coletivas e culturais de um povo, nação ou civilização datadas historicamente e socialmente identificáveis.
Voltando a pergunta inicial,"se deus está morto tudo é permitido? A resposta é não, pois o limite entre o certo e o errado, a consciência da ilicitude e a própria noção de certo ou errado de uma cultura não estão submetidas a existencia de um ser superior, transcendental e metafísico, essa noções e conceitos estão sim relacionadas a uma tradição,coletividade e história, com seus imaginários,identidades,memória e leis, é claro que não descarto aqui a religião, mas ela não é a responsável isolada pela moral e pela ética.Precisamos repensar nossa visão sobre certas questões de cunho moral e nossas relações éticas, não podemos deixar que posições ortodoxas nos prendam a armadilhas moralistas e pseudo-éticas,mas isso não que dizer que não exista LIMITE para nossas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário