sábado, 22 de janeiro de 2011

Dinheiro não traz felicidade?

O mundo capitalista tornou explícita a ideia que temos que ser ricos para sermos felizes, porém as dificuldades encontradas pelos pobres nesse sistema fez surgirem opiniões diferentes como a que é colocada no ditado popular  "dinheiro não traz felicidade." Mas até que ponto podemos dizer que o dinheiro não está ligado a felicidade? Pois nunca ouvi dizer que "pobreza traz felicidade".

O simples fato de ter um tênis de marca, ter um carro de luxo ou morar em uma região nobre não faz de uma pessoa feliz, seu caráter também não pode ser medido pela riqueza, por outro lado não podemos afirmar que essa mesma pessoa é triste, descontente com a vida ou mau caráter, é apenas uma pessoa que tem acesso a determinados produtos atravez do dinheiro. Ter dinheiro não é sinônimo de felicidade ou infelicidade, é um status e uma condição econômica "confortável", por assim dizer.

A imagem negativa com que a riqueza é vista tem haver com um certo ressentimento e inveja das classes menos favorecidas, a história nos mostra que os pobres sempre que tiveram oportunidade lutaram para se tornarem ricos e não pela igualdade de classes pregada pelo socialismo. Ter dinheiro e acesso a produtos e bens não é problema, o negativo é pensar que nossas vidas estão limitadas ao simples fato de possuirmos essas coisas, nossas vidas não se prendem apenas a isso, somos seres humanos que temos sonhos, amores, vida social, intelectual, o consumo é apenas uma faceta de nossas vidas, mas um lado importante, já imaginou não ter dinheiro para comprar comida, remédios, livros, gasolina etc?

Não se iluda, o capitalismo, a riqueza e o consumo não são vilões, são apenas situações e modos de vida, podemos ter dinheiro e acesso a produtos é benéfico, se alienar e pensar que somos apenas aquilo que temos é ruim, devemos usufruir de nossa condição de consumidores sem nos limitarmos, nem a riqueza, nem a pobreza trazem a felicidade em si, porém é mais fácil ser feliz com dinheiro, já que sem ele não temos acesso ao mínimo de dignidade nesse mundo capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário