domingo, 30 de maio de 2010

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?

O que um garoto pobre pode saber? Essa é uma pergunta feita por um inspetor de polícia no filme QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO e é ela uma das pérolas desse filme encantador, apesar de frágil em alguns momentos. O filme conta a história de Jamal Malik, um jovem pobre e sem estudos que vai participar do programa "quem quer ser um milionário", uma espécie de "show do milhão" apresentado pelo carismático e lenda viva Silvio Santos, nesse programa de perguntas  as pessoas testam seus conhecimentos gerais em busca de ficarem milionários, só que o apresentador e produtor do programa fica intrigado com o fato de um garoto com pouca escolaridade e pobre conseguir acertar tantas perguntas, ele e seu preconceito são levados a acreditar que Jamal está roubando, isso acaba  levando o jovem a ser preso, torturado e questionado pela polícia. Em forma de flash back Jamal vai contando a polícia como ele sabia as respostas e o que o levou a participar do programa, dessa forma inicia a jornada pela vida de Malik, seu irmão Salim e do seu grande amor Latika.
O filme nos lembra vagamente CIDADE DE DEUS com sua edição rápida e dinâmica e o foco na pobreza de uma favela indiana, mas o filme se mostra diferente, é uma jornada em busca da sobrevivência, uma odisséia rumo a matuiridade e busca do amor. A película mostra a infância e adolescência pobre dos irmãos Malik que perdem a mãe assassinada por questões religosas e sua relação com a jovem Latika que também se torna orfã durante o mesmo conflito, eles irão ter que se submeterem ao mundo do crime, prostituição para sobreviverem, nessa jornada vemos a amizade entre Latika e Jamal se trasnformar em amor e o relacionamento entre os irmãos se dissiolver por causa de Latika.
A edição que nos lembra a publicidade e vídeo clip é usada de forma elegante e ágil, nos leva delírio e cria uma narrativa empolgante no filme, a fotografia colorida com tons amarelados fortes realça tanto as belezas quanto a pobreza indiana, nos encantando, emocionando e chocando, os personagens são encantadores, mesmo os anti-heróis como é o caso de Salim, apesar de todas essas qualidades o filme é um pouco frágil, no fundo é uma história de amor lacrimejante de um jovem que entra em um programa de televisão apenas para ser visto pelo seu amor platônico, mesmo assim o filme convence e nos faz acreditar na saga desse jovem em busca do amor. Outro ponto a ser lembrando é o relativismo em relção ao conhecimento expresso na pergunta inicial desse texto, o que pode saber um jovem pobre, QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO nos mostra que a vida também nos ensina e tráz conhecimento, pois este não é apenas um luxo de intelectuias acadêmicos.
Uma prova de amor com sabores de século XIX e pequenas pitadas bregas de novelas mexicanas, mas com um colorido e uma narrativa envolvente que encanta e emociona, vale a pena seguir o jovem Jamal nessa busca pelo amor de Latika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário