quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O Estado de Temer e velhice temerária



Toques suaves de guitarra, vibrações no ar, enquanto a música progressiva me lembra filmes de ficção-científica, vejo futuros distópicos como os dos livros, filmes e demais artes de imaginação científica. Arranha céus, chuvas ácidas, máquinas dominando, seres orgânicos dominados, noites românticas, noir, mistérios no ar armazenando sonhos desfeitos, predestinações não satisfeitas, desertos nas mentes onde a água transbordou para as bordas do abismo sem telos, sem nexo, sem odor, amor ou gozo.
A música silenciou, o constrangimento chegou, juntamente uma massa seca e amorfa dominou todo o continente, são os ares que saem das narinas do dragão, desse monstro caquético, jurássico e quase imortal; Estado, eis o nome do deus que não se pronuncia sem temer suas garras, o fogo de suas entranhas. Estamos todos em suas garras, as unhas já penetram na carne, o fogo já derrete tudo que não é útil a manutenção da máquina, as PEC’s, as reformas, todas as artimanhas desse tinhoso demônio nos levam para o inferno terreno.
Saímos da crise institucional do governo petista, crise política, econômica e “moral”, no lugar veio a crise política, institucional e econômica do governo PMDB que se aliou aos liberais democratas, ruralistas e alguns fascistas, para manter o controle do capital, dos grandes proprietários de terras, especuladores, instruais, banqueiros, políticos e todos aqueles que se beneficiam do sistema excludente, da sociedade de mercado e do liberalismo que libera o lucro, mas censura a distribuição de renda. Esse governo é herdeiro de desmando de todos os governos republicanos; dívidas, desmandos, ingerências, corrupção, autoritarismo, e tudo isso foi feito, pelo menos na nova república pós ditadura, com participação do PMDB.
A conta de tudo isso descrito acima é cara, mas quem paga? Paga quem é mais fraco, quem é pobre e depende do SUS, quem é miserável e depende da escola pública, saúde e escola essas que serão prejudicadas com cortes, assim como salários de funcionários públicos. Mas isso ainda é pouco, temos agora a bola da vez, a reforma previdenciária, previdente que tira o sono da gente e arranca os dentes de quem já era banguela. A reforma que na verdade é um estupro institucional patrocinado pela direita que quer fazer com que trabalhadores trabalham mais e ganhem menos, se aposentem mais tarde e com um rendimento menor. Assim como os remadores da Odisseia Homérica estamos com ouvidos tapados com ceras, apenas remamos, trabalhamos, mas em o prazer e sem sentido, apenas Odisseus está seguro amarrado com as cordas do poder e com os ouvidos livres pode gozar ao som afrodisíaco das sereias. Remamos para a morte, uma velhice sem direitos, enquanto o estado se safa, tampa os buracos feitos pelos ratos que dilapidaram nossas finanças, previdência e paciência.
O que é mais importante salvar o Estado ou a dignidade de velhos trabalhadores carcomidos pelos anos, pela labuta e com sangue jorrando pelos cofres de grandes empresas, bancos e fazendas?
Se o estado está “quebrado” não somos nós que iremos remenda-lo sangrando a classe mais desfavorecida; se a previdência tem um rombo não iremos tampá-lo arrombando as portas da esperança e dilacerando a aposentadoria de pessoas já todas esfaceladas.
O ser humano não pode ser um valor monetário para ser desvalorizado pelo Estado, não pode ser uma ferramenta para ser usada ao bel prazer de quem tem o comando financeiro e político, o ser humano deve ser um fim em si mesmo e não um fim para desejos escusos de político e empresários.
“No reino dos fins tudo tem um preço ou uma dignidade. Quando uma coisa tem um preço, pode-se pôr em vez dela qualquer outra como equivalente; mas quando uma coisa está acima de todo preço, e, portanto, não permite equivalente, então tem ela dignidade”. (KANT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário